Início Política Líder da oposição anuncia recursos contra cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Política

Líder da oposição anuncia recursos contra cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

37

Após o anúncio da cassação dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ) pela Mesa Diretora da Câmara, o líder da oposição, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), afirmou que o partido recorrerá da decisão em todas as instâncias possíveis. Em entrevista a jornalistas no Salão Verde da Câmara, o parlamentar expressou esperança de que o Estado de Direito ainda seja respeitado no país. Ele minimizou a participação do presidente da Câmara, Hugo Motta, no processo e criticou toda a Mesa Diretora, alegando subserviência a membros do Poder Judiciário, em especial ministros do STF, por suposta perseguição política e ideológica contra conservadores e figuras de direita. A decisão foi publicada em edição extra do Diário da Câmara na tarde de quinta-feira (18/12).

Tanto Eduardo Bolsonaro quanto Alexandre Ramagem encontram-se exilados nos Estados Unidos. O primeiro é réu por tentativa de interferência em processo judicial relacionado aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e a uma suposta trama golpista, enquanto o segundo é foragido da Justiça brasileira, condenado a 16 anos de prisão no mesmo caso. Sóstenes Cavalcante relatou ter conversado com Ramagem na noite de quarta-feira (17), informando-o sobre a possível decisão da Câmara, e tentou contato com Eduardo Bolsonaro, sem sucesso. O líder da oposição planeja consultar o corpo jurídico do partido para definir os recursos, destacando que as sessões ordinárias de 2025 se encerram nesta sexta-feira (19).

O deputado descreveu o momento como de perseguição a parlamentares de direita e conservadores, referindo-se aos cassados como “nossos soldados” e prometendo esgotar todos os meios para reverter a cassação. Ele mencionou especificamente o caso de Eduardo Bolsonaro, que, segundo ele, teria chances de se eleger senador, gerando desespero por um Senado mais conservador e à direita em 2027.

Conteúdo relacionado

Rua na Asa Norte, Brasília, com equipamentos de manutenção de água da Caesb, ilustrando interrupção no fornecimento.
Distrito FederalPolítica

Caesb interrompe água na Asa Norte e afeta Presidência e Senado em domingo

Caesb anuncia interrupção de água na Asa Norte em 18/01/2026, afetando Presidência,...

Edifício da Polícia Civil do DF com elementos eleitorais simbólicos para 2026, em Brasília.
Distrito FederalPolítica

Pcdf alerta servidores sobre restrições eleitorais em 2026, mas críticos questionam timing

Em 2026, a PCDF alerta servidores sobre restrições eleitorais para evitar abusos....

Escritório governamental vazio em Brasília com calendários de folgas de aniversário e pilhas de documentos, representando sobrecarga orçamentária e ameaça à produtividade.
Distrito FederalEconomiaPolítica

Folga de aniversário para servidores do DF sobrecarrega orçamento e ameaça produtividade

Descubra como a folga de aniversário para servidores do DF pode sobrecarregar...

Quadro de avisos com resultados provisórios de concurso da Caesb em Brasília, relógio indicando prazo apertado, gerando frustração e críticas.
Distrito FederalPolítica

Concurso da Caesb: resultados provisórios geram frustração por prazo apertado

Resultados provisórios do concurso da Caesb geram frustração entre candidatos no DF...