Início Economia Reforma tributária pode elevar exportações em 17% e gerar mais empregos, diz governo
Economia

Reforma tributária pode elevar exportações em 17% e gerar mais empregos, diz governo

49

O diretor do Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Renato Agostinho, destacou a importância das exportações para o mercado de trabalho brasileiro. Segundo ele, empresas que começam a exportar aumentam, em média, 37,6% o número de funcionários, com salários mais altos. Essa declaração foi feita durante o Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), organizado pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) no Rio de Janeiro. Agostinho enfatizou que a nova estrutura da reforma tributária deve impulsionar esses números, projetando um crescimento de 17% nas exportações e de 12% na empregabilidade ao longo de 15 anos, de acordo com estudos do Ipea.

A reforma visa reduzir o chamado “custo Brasil” por meio de simplificação, não cumulatividade e cobrança no destino, aproximando o país de modelos adotados por concorrentes internacionais. A regulamentação da LC 214/2025 está em discussão na Receita Federal e prevê uma transição até 2033, quando o IBS, CBS e Imposto Seletivo substituirão tributos como PIS/Cofins, ICMS e ISS. Essa mudança é vista como uma oportunidade para jovens profissionais, já que o aumento nas exportações pode abrir portas para empregos qualificados e melhor remunerados em setores como indústria e comércio exterior.

Enquanto isso, no Distrito Federal, o setor empresarial projeta um Natal robusto, com alta de 10% a 15% nas vendas de itens sazonais, impulsionada pelo planejamento antecipado das ceias. Líderes como Álvaro Júnior, presidente do Sindiatacadista-DF, e representantes de distribuidoras como Sobebe e Merit, apontam para o domínio de produtos clássicos como panetones e bebidas, apesar de algumas rupturas de estoque. Essa movimentação econômica reflete uma confiança renovada, alinhada às perspectivas de crescimento nacional via reformas.

Conteúdo relacionado

Viaturas da Polícia do DF em rua de Brasília com cabos furtados e equipamentos de mineração ilegal de criptoativos.
Distrito FederalEconomiaSegurança

Polícia do DF caça suspeito de furto de cabos para mineração ilegal de criptoativos

Polícia do DF investiga furto de cabos em São Sebastião para mineração...

Escritório governamental vazio em Brasília com calendários de folgas de aniversário e pilhas de documentos, representando sobrecarga orçamentária e ameaça à produtividade.
Distrito FederalEconomiaPolítica

Folga de aniversário para servidores do DF sobrecarrega orçamento e ameaça produtividade

Descubra como a folga de aniversário para servidores do DF pode sobrecarregar...

Economia

Greve iminente na aviação: aeronautas decidem futuro de paralisação em votação decisiva

Pilotos, comissários de bordo e demais aeronautas podem iniciar uma greve a...

Economia

Goiás lança leilão de PPPs para universalizar saneamento e beneficiar milhões

O governo de Goiás, por meio da Saneago, anunciou um leilão para...