Dois médicos do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal receberam o título de Cidadão Honorário de Brasília em sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal na próxima terça-feira, 26 de junho de 2026, em meio a críticas recorrentes sobre o uso de homenagens parlamentares para autopromoção política sem impacto prático na melhoria dos serviços de emergência.
A proposta partiu do deputado Roosevelt Vilela, do PL, que destacou a trajetória dos profissionais na área de saúde, incluindo atendimento pré-hospitalar e formação de equipes, embora o evento ocorra em um contexto de recursos limitados para o Corpo de Bombeiros no Distrito Federal.
Reconhecimento formal na câmara
Os homenageados são Halmélio Alves Sobral Neto e Estevam José de Medeiros Guimarães, que atuam no atendimento de urgência e na capacitação de profissionais, conforme justificativa da sessão.
Eles representam o que há de melhor no serviço público. São profissionais dedicados, que salvam vidas todos os dias e que, com sua competência e humanidade, se tornaram referências não apenas no CBMDF, mas em todo o Distrito Federal
Roosevelt Vilela
Legado e desafios institucionais
Os médicos agradeceram o título, ressaltando que ele pertence a toda a corporação, mas o reconhecimento chega em momento de questionamentos sobre a real valorização de servidores em um cenário de demandas crescentes por atendimentos de emergência na capital.
Esse título não é apenas nosso, mas de todos os profissionais que atuam no Corpo de Bombeiros. É um reconhecimento ao esforço diário de uma instituição que é referência em salvamento e atendimento médico de urgência
Halmélio Sobral
É uma honra receber esse título. Trabalhamos com o compromisso de servir à população do Distrito Federal, e ver nosso trabalho valorizado pela CLDF nos enche de orgulho e motivação para continuar
Estevam Guimarães