Há sonhos que cabem dentro de um presente e gestos que cabem dentro de um coração. É com essa inspiração que a Casa Azul, uma instituição sem fins lucrativos atuante em comunidades do Distrito Federal, lança mais uma edição de sua campanha de Natal. O objetivo é transformar o fim de ano de 950 crianças em situação de vulnerabilidade, muitas delas encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Segundo Daise Moisés, presidente e fundadora da organização, essa ação é uma das mais aguardadas do ano, nascida do desejo de levar alegria a quem enfrenta dificuldades diárias. “Muitas vezes, esse é o único presente que elas vão receber”, explica ela. A campanha permite que participantes contribuam com R$ 60 para garantir um presente e uma ceia natalina para cada criança atendida nas unidades da Casa Azul.
Além das doações financeiras, a iniciativa envolve moradores das comunidades e voluntários na organização e nas festas de entrega. “Quem quiser, pode ir pessoalmente entregar o presente à criança”, destaca Daise. Os itens, como brinquedos e mochilas – incluídas na edição de 2023 –, são escolhidos com cuidado para terem um impacto significativo. A fundadora lembra histórias marcantes, como o caso de uma criança que pediu ajuda para consertar o telhado de casa, e a instituição arrumou alguém para o reparo. “Isso mostra que o mundo pode ser melhor quando alguém se sensibiliza pela causa do outro”, reflete ela.
O trabalho da Casa Azul vai além do Natal, com atendimento diário a mais de mil pessoas, incluindo crianças e adolescentes, em dois turnos. As atividades incluem música, dança, esporte, cidadania, robótica e oficinas literárias, visando mostrar que sonhos podem se tornar realidade e oferecer um futuro melhor. “Nosso papel é mostrar que seus sonhos podem ser realizados”, afirma Daise, reforçando a convicção de que ações como essa fortalecem comunidades vulneráveis no Distrito Federal.